Minha infância, minha vida, meus amores e dores; minhas idéias e meus ideais; idéias alheias, conversação entre sorrisos e lágrimas, tudo contado de uma maneira gostosa e com uma pitada de bom humor por uma pessoa FELIZ!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blogagem Coletiva. Medo!!!

















Todos sentimos medo. É normal e é bom, pois o medo é que nos protege da exposição a perigos e nos preserva a vida. Trata-se de uma condição psicológica previsível, desejada e saudável, no entanto, todos nós ouvimos, em várias fases de nossa vida, conselhos para “não ter medo”. Coisas do tipo: “vou apagar a luz, mas não tenha medo, a mamãe está no quarto ao lado”; “não tenha medo da prova, você vai se sair bem”; “vá para a entrevista e não tenha medo, o entrevistador não morde”. Lembra-se? E quando alguém deseja falar no afirmativo diz: “tenha coragem”, o que não é o mesmo que não ter medo, e sim ter capacidade para enfrentá-lo e vencê-lo. O medo é definido como um fenômeno psicológico com forte caráter afetivo, marcado pela consciência de um perigo ou de um mal. Mas, preste atenção: o medo nasce do perigo, mas também das incertezas. E nas incertezas pode morar um perigo real, mas o mais provável é que more um perigo imaginário.

















MEUS MEDOS!!!
Eu amo pessoas, mas tenho medo de gente!
Gente egoísta, medíocre, insensível, maldosa, injusta, pretensiosa, invejosa, gente que mata sem dó, gente que não tem medo, porque não tem motivos para tê-lo.
Gente que não sabe que sofre e por isso faz outros sofrerem. Que se acha forte o suficiente para não ter medo.

Tenho muito medo de gente violenta, que machuca crianças e idosos.
Tenho medo do vazio que fica quando perdemos pessoas que amamos, pessoas que nos são especiais.
Padeço dessa doença, medo.
Medo de ficar sozinha, envelhecer sem amor, sem poder continuar aprendendo e ensinando. Envelhecer só e ficar na dependência dos outros.
Tenho medo, quando por muitas vezes, perco o controle de mim mesma e não suporto as atrocidades do cotidiano. Queria poder mudar tudo de uma hora para outra.
Tenho medo quando não penso antes de falar e magoo quem amo.
Temo morrer sem ter cumprido o que prometi a mim mesma; não ter aproveitado o suficiente do que a vida nos oferece, pois a vida não depende apenas de saúde, estamos na dependência de outros para estarmos vivos.
Tenho muito medo desses nossos chamados “governantes”, que mudam e fazem leis que só beneficiam a eles próprios. Tenho pena das pessoas que em sua ignorância, acreditam que estão vivendo um mundo melhor. Que se contentam com o pouco que lhes é oferecido, ou que se acomodam mesmo, pela simples preguiça de crescer, achando que isso é o suficiente e perderam suas esperanças.
Apavoro-me com o que poderemos vir a enfrentar com decisões imprudentes, da crueldade sem punição, da “carteirada”, do poder pelo dinheiro, da Instituição falida que nos é apresentada como "missão cumprida".
Todos nós temos um pouco de egoísmo, pretensão, preconceito. Mas se procuramos nos aperfeiçoar, conseguimos controlar, principalmente os preconceitos que guardamos, ainda que muito bem escondidos.
O medo da morte, da solidão, do fracasso, da inveja, do envelhecimento, das paixões, da falta de sentido da vida, de ficar louca, de um perigo iminente, são os medos mais comuns de toda pessoa.
Acho que não podemos simplesmente não ter medo. Seria imprudência e até falta de coragem. Acharíamos que podemos tudo, nos igualaríamos aos medíocres. O que podemos e devemos é tentar desenvolver a coragem para lidar com ele.

Ah, como eu queria que todo se humano fosse como o cão, que mesmo apanhando do seu dono, é fiel e não tem medo de voltar, tentar o aconchego de quem o maltratou e lamber as mãos que o magoaram, com muita coragem, como se a pedir perdão pelo que não fez.
Nilce Gibson



Bjs no coração!

41 comentários:

Anônimo disse...

Como diz o texto inicial, ter medo é natural. Devemos cuidar no excesso apenas.

Temo sim a solidão, a violência, perder alguém que amo, o vazio...

Procuro não pensar, seguir com coragem e sobretudo confiar em Deus, e no Senhor Jesus e em Maria Santíssima.

Beijos na alma!

Denise disse...

Muito profundo esse post, Nilce.
Nos faz pensar em muitas coisas que mais tememos na vida, temos que enfrentá-los e acreditar em Deus, sempre.
Minha querida, vejo que não está bem, vi a sua msg na Margarida, estou preocupada... mande notícias qdo puder, ok.
Fica com Deus, bjinhos!

lolipop disse...

ABANDONAR VC??????? MAS NEM SONHANDO!!
EU SOU LAPA MESMO NAS AMIZADES!!!
E ADORO VC, VIU!!!!!!
Os meus medos, ou muitos deles são comuns aos seus...também acho que não se pode ser destituído de medos, pode-se lidar melhor com eles...
Um dos meus maiores medos...é de repente ter um AVC e meu cérebro parar, e eu ficar vegetando mas viva.

CARINHOS MILLLLLLLLLLL
TERNURINHASSSSSS

ValeriaC disse...

Legal sua participação na blogagem coletiva florzinha...
Tenha um ótimo final de semana...
Beijinhos...
Valéria

MERU SAMI disse...

Seus medos são os da maioria, e quem disser que não os tem mente. E mente antes a si mesmo.
Genial o fechamento falando do cão. Ah "...eu queria ser civilizada como os animais..."( Roberto Carlos)

Beijos!

Eliane disse...

Oi vim te conhecer pela blogagem. Quem não tem esses medos todos esta mentindo ou então não é mais humano o suficiente. vc tem razão em temer mas olhe o lado bonito também. muitos beijos. e tenha um bom dia sem medo nem que seja por um segundo.

Bordados e Retalhos disse...

Querida linda a sua participação. Medo, temos tantos, ne? Mas a coragem também é um sentimento que nos acompanha como uma sombra. Nós mães sabemos disso. Bjs querida

pensandoemfamilia disse...

Olá
Juntas nesta coletiva e com medo, que inerente ao ser humano, mas que em seu lado positivo nos protege e pode nos fazer evoluir como pessoa.
bjs,

Betty Gaeta disse...

Oi Nilce,
Lindo o seu texto. Todos nós sentimos medo ...
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

Glorinha L de Lion disse...

Nilce, que post maravilhosos. São os medos de todos os seres humanos os que vc descreve. E para se ter coragem, como disse um poeta ou pensador, há que se ter medo. Pois é ele que nos impulsiona e nos faz melhorara. Mas antes de qq coisa é preciso reconhecer esse medo, ir lá buscá-lo e colocá-lo pra fora. Vc já deu um enorme passo amiga. Que todos nós tenhamos essa coragem! grande beijo.

Beatriz disse...

Olá Nilce!
Que blog legal! Os relatos então, de primeira! Acho que ter um certo medo é mesmo natural para a sobrevivência da espécie humana...
Seja bem vinda ao meu!!!
Beijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Manuela Freitas disse...

Nilce,
Foi a primeira vez que vim ao teu blogue e gostei bastante, vou andar por aqui!
Sobre a tua exposição sobre o MEDO, eu concordo a 100%. Que somos nesta vida? Este desconhecimento já de si provoca muitos medos.
Considero que o medo, tb nos preserva, mas de modo nenhum nos pode paralizar, o medo pode ser uma adrenalina, para nos puxar para a frente.
Beijinhos,
Manú

Manuela Freitas disse...

Nilce,
Foi a primeira vez que vim ao teu blogue e gostei bastante, vou andar por aqui!
Sobre a tua exposição sobre o MEDO, eu concordo a 100%. Que somos nesta vida? Este desconhecimento já de si provoca muitos medos.
Considero que o medo, tb nos preserva, mas de modo nenhum nos pode paralizar, o medo pode ser uma adrenalina, para nos puxar para a frente.
Beijinhos,
Manú

Jaque Gonchoroski disse...

Oi amiga, concordo que os medos fazem parte da vida. Eu tenho medo de perder as pessoas que amo...

Linda sua mensagem final. Esses bichinhos são ótimos exemplos de perdão, de fidelidade e cumplicidade. E pode deixar querida que vou cuidar bem dos meus sim!

Beijos amiga e bom final de semana!

Socorro Melo disse...

Olá, Nilce!

Estou te visitando pela primeira vez,por oportunidade da Blogagem Coletiva.
Nossa, quantos medos nos acompanham, não? Também tenho muitos desses medos, que você relatou. Mas, como a coragem é o enfrentamento dos medos, vamos colocá-la em prática...
Ótimo texto.
Beijos
Socorro Melo

Tati disse...

Nilce, tenho tantos dos seus medos em mim também! Muito medo de gente, muito medo de políticos corruptos, muito medo de minhas reações a certas coisas, e da falta delas a outras tantas.
Adorei o texto. Está completo e muito bem escrito!
Beijos.

Astrid Annabelle disse...

Bela participação Nilce!
E belo texto...saiba seus medos são praticamente de todos.
Temos que olhar de frente para eles e perguntar para que? Essa é a melhor maneira de enfrentá-los...
A maturidade nos trás essa facilidade...vamos repensando os valores e nos tornamos menos medrosos.
Beijo grande
Astrid Annabelle

Lilian disse...

Oi querida, seus medos são iguais aos medos de todos, é o mundo q vivemos hj que nos faz temer a tantas coisas...Mas devemos ter fé e pedir a Deus que nos proteja, senw a gente nw vive...

Certos medos e certas importâncias que gastamos nosso tempo temendo devem ser avaliados se valem mesmo a pena teme-los, se daqui a 5 anos estaremos melhores por sermos tão precavidos e deixado de viver tantas coisas por conta desse temor...

Que seje tudo conforme o que Deus quer, e vamos viver e aproveitar cada dia intensamente!!!

Bjs e bom fim de semana,sem medo e com muita felicidade...

Maria Izabel Viegas disse...

Olá Nilce, excelente o que Eugênio Mussak fala sobre o medo. E que, claro, é o teu pensar pois o trouxe a nós!
Quantas vezes negamos de uma criança, e isso fica para sempre, o direito de tentar. Ouvimos: Não faça, Não deve e outros
E ficamos aprisionados até que ao tomar posse de nossos reais valores, expulsamos nossos fantasmas.
na verdade, creio que todos chegamos a um senso comum: o medo de ser gente, de ter carne e osso e ... quiçá quebrar.
Aliás creio que fomos colonizados pelo medo. É geracional. entretanto pessoas assim como vc que não se escondem, que abrem os braços e gritam: Estou aqui, estou viva e tenho medo mas... parto para ele.
Linda esta conscientização do ser. Qu ele é justamente um ser humano e que pode mudar.
Obrigada pela visita. Amei vir aqui.
Parabéns, valente moça!
Beeijos n'alma!

Beth/Lilás disse...

Nilce querida!
Estamos juntas nestes medos, também os tenho sempre, principalmente de gente assim, sem sentimentos nobres, sem o respeito pelo humano e pela vida.
Mas como temos que superar nossos medos, vamos vivendo, cuidando para que ele não engula nossos sonhos e nossa vontade de viver.
beios cariocas

Michelle Lynn disse...

Nilce meus medos são bem parecidos com os seus, mas acho que o meu maior medo é o de não ter coragem.

Coragem para lutar pela justiça, coragem para ser leal e digna, coragem para enfrentar a vida e ir além dos meus medos...

Um beijo grande,
Mi

She disse...

Simplesmente lindo, sincero e verdadeiro, adorei, parabéns, bela participação, beijo, beijo e SHEirinhos!!!

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

É Nilce concordo, medos todos possuímos mas o que mais assuta é o medo de gente... que coisa né?
Mas é assim, como disse o Alexandre, é medo de gente que nem é gente!! rsrs

E ainda como ele disse, podemos utilizar do medo para crescermos e termo ele como aliado!

Beijos!

ONG ALERTA disse...

Um dia aprendemos que o medo é só um sentimento...paz.
Muita luz e paz para estas 2 mães que seus filhos partiram para outra vida.
Beijo Lisette

Françoise disse...

Como posso eu não sentir medo desses que vc descreveu tão bem. Também tenho, infelizmente! Mas quero com eles aprender a viver um dia após o outro....
Adorei seu post!
Beijos

* Vim pela blogagem coletiva, prazer!

diariodumapsi disse...

Ei Nilce
Que ótimo texto!
Ele reflete muito dos meus medos, pois também sofro da síndrome do medo! Mas o meu pior medo é o de morrer sozinha!
Escreveste com grande sensibilidade!
Bom final de semana!
Gd beijo

Mariazita disse...

Andando a passear pela Net resolvi parar aqui para descansar um pouco, pois o lugar pareceu-me acolhedor :)
Gostei muito de seu espaço e vou voltar. Para já vou fazer-me sua seguidora, para não lhe perder o rasto.
Uma noite feliz. Beijinhos

Liz. disse...

Você está certissíma, se todos fossem como os cães, ou gatos, ou melhor, como os animais, o mundo estaria melhor! Ah, e quero ver a bagunça da Mila, bjs!

Isadora disse...

Temos muitos medos e medos reais, coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia e precisamos estar alertas mesmo, mesmo que seja para que o medo não nos paralize.
Falamos coisas parecidas na postagem!
Um beijo,
Isadora

Kariane . disse...

Ah, muito lindo, acho que eu estava precisando ler isso.
Bem, é aquela velha frase: A coragem não é a ausência do medo, mas a decisão de que algo é mais importante do que o medo!

Beijos.

Unknown disse...

Oi Nilce!

Vim agradecer o carinho da sua visita e me encantei com seu blog!
Já virei até seguidora!

Puxa, me identifiquei muito com o que você escreveu. Também tenho medo de gente! Dessa "gente" que você, tão bem, identificou.
AMEI os bichinhos, amo todos, especialmente cachorros e me emocionei ao ler que, mesmo o cachorro maltratado, volta e tenta reconquistar o amor do seu dono. LINDO!!

Tenho ainda mais uma identificação com você: teu nome - NILCE é o nome da minha mãe!

Que bom te conhecer, vou voltar sempre viu?

Abraço carinhoso

Lia
Blog Reticências...

Unknown disse...

Medo de gente, que nem gente é! Também sinto isso. Lindo post. Parabéns.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Nilce,
Parabéns pelo post. Completo, sensível.
E um bom fim de semana.
Beijos.

lolipop disse...

Olá Nilcinha!!!
Passei pra reler seu texto de novo...esta blogagem colectiva teve excelentes textos, mas sombrios e um pouco tristes e preocupantes como o tema.
BEIJOS MUITOS MINHA QUERIDA
TENHA UM ÓPTIMO SÁBADO!!
ADORO VC!

Hugo de Oliveira disse...

Na minha vida o medo tornou-se necessário. Estava vivendo uma vida muita desregrada...o medo da um limite a velocidade do tempo que queremos viver.

Gostei muito do seu blog...principalmente do nome...bem forte, é bem eu...guerreiro.

Voltarei outras vezes

abraços


Hugo

José Sousa disse...

Olá Nilce! Gostei desta sua postagem... linda, intelegente, realista.
Estaou-lhe seguindo, me siga tambem, tá?



Um grande abraço e um beijão

Anônimo disse...

Olá Nilce!
Nossos medos! Compartilho com você. Esses são os medos "universais", que Cammus se refere em sua obra! E ele diz, que para esses medos, não há esperança, são componentes de nossa humanidade. Adorei o post. Bjssssssss
Desculpe, querida, estou atrasada nos comments, pq estava sem conexão.

Kamyla disse...

Oi Nilce, prazer conhecê-la.
Texto muito lindo e cheio de sentimentos. parab'ns!!!!
Muito obrigada pela visita e comentário.Adorei.
Grande abraço e uma ótima semana.

Lúcia Soares disse...

Oi, Nilce. Lembro-me de ter comentado aqui, na 6a feira. Hoje vejo que não entrou o comentário. Nem me lembro do que falei! Foram tantos posts que li, da blogagem coletiva!
Nossos medos são como fantasmas. Precisamos desacreditar deles. Precisamos enfrentá-los!
Não é fácil.
Acima li o post sobre a brincadeira e o susto que sua mãe deu em você e seus irmãos.
Uma tia que morava conosco, esperou que eu e minhas irmãs entrássemos na banheira, mais para espantar o calor do que tomar banho, e fêz uma "bruxa" com uma vassoura. Envolveu a vassoura em um pano, pintou olhos e cabelos com carvão, fêz a boca de batom e colocou-a na janela do banheiro, imitando voz e risada de bruxa.
Imagina: as 3 (de uns 9, 7 e 5 anos) saimos correndo pela casa afora! rsrrs
Depois do susto vieram as risadas e acabou tudo bem!
Bj

disse...

É isso mesmo! Linda postagem. Sensível. O medo faz parte, não podemos fugir e sim enfrentar, usá-lo como auxílio nas nossas caminhadas. Bjos enormes!