Minha infância, minha vida, meus amores e dores; minhas idéias e meus ideais; idéias alheias, conversação entre sorrisos e lágrimas, tudo contado de uma maneira gostosa e com uma pitada de bom humor por uma pessoa FELIZ!

sábado, 9 de julho de 2011

O exemplo da pipoca!


Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.

Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, MEDO, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.
Rubem Alves

Bjs no coração!

79 comentários:

Beatriz disse...

Oi Nilce!!!
Acho então que sou uma pipoquinha saltitante por aí....Af, que voltas a vida faz a gente dar!
Beijinhos e um ótimo fim de semana!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI NILCE EU ATÉ POSSO SER O MILHO QUE AINDA NÃO FOI AO FOGO ,MAS PIRUÁ JAMAIS!!!RSRSRS
VIM DESEJAR UM BELO FIM DE SEMANA PARA VC!
BEIJO

Misturação - Ana Karla disse...

Bom dia Nilce!!!
Grande reflexão, grande lição.
Bom final de semana
Xeros

chica disse...

Essa é uma linda mensagem.bela reflexão! Que teu fds seja muito legal e tudo de bom,SEMPRE!!!chica

Lúcia Soares disse...

Nilce, que bom ver você atualizar o blog, e ainda mais com um texto desses.
Só não muda quem é "burro", né? (que o animalzinho me perdoe, ele que de burro não tem nada!).
Temos sempre que perceber onde as coisas estão "pegando", o porque de tudo e tentar soluções. Tudo na vida passa. Tudo tem solução. É preciso saber enxergar.
E "estourar" de felicidade, virar-nos do avesso e vestir uma roupagem de esperança, sempre.
Bom fim de semana!

Verena disse...

Nooossa Nilce,
Que mensagem maravilhosa e verdadeira
Que bom que você voltou
Seja bem vinda!!!
Tenha um lindo dia e um ótimo domingo
Beijinho no seu coração
Com carinho de
Verena e Bichinhos

Anônimo disse...

É isso mesmo. Vamos ser uma pipoca bem estouradinha, bem bonita e saborosa.
Paz e bênçãos, querida!

pensandoemfamilia disse...

Oi Nilce querida

Qua as pipocas estourem com novos sabores. Estamos lhe aguardando renovada.
bjs

Valéria disse...

Oi Nilce!
Que belo e verdadeiro texto!
As belas metáforas da vida. De nosso interior emergem forças que nem nós mesmos suspeitamos ter e elas operam grandes transformações, graças à Deus, na grande maioria das vêzes para melhor. Quanto maior for o coração, melhor o aprendizado e o desabrochar da transformação.

Beijão e fique com Deus, aberta sempre para a beleza da transformação.

Mônica Bif disse...

Oi Nilce! Bela postagem! Já conhecia essa mensagem da pipoca, realmente é um exemplo bem prático, simples e ilustrativo de como devemos nos comportar frente ás provas de fogo na nossa vida, sempre me lembro desse exemplo quando passo por um momento assim... Podemos ser melhores mesmo na dor, na tristeza, na ausência e na solidão, podemos nos superar e aprender com tudo isso, sermos mais humildes, mais compreensivos, mais pacientes, mais generosos, mais humanos.... AMEI!!! Bjkas, bom final de semana pra vc!!!!

Tati disse...

Oi Nilcinha querida, eu amooooo esta história. É perfeita!
Um dia eu quero virar pipoca doce! rsrs Beijos.

Maria Luiza disse...

Olá Nilce
Muito bonito este texto, com uma bela mensagem. O fogo(sofrimento) nos faz uma pessoa melhor, mais sensível. Por mais difícil que seja o momento sempre tiramos alguma lição ou tentamos...
Beijos, Um lindo e abençoado domingo

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Nilce
Muitas vezes fui milho de pipoca que não estourou... e, pela Graça de Deus, Ele estoura-me na maioria das vezes...
Bjs de paz e ótimo Domingo.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Querida Nilce, tenho o direito de
respeitar a sua vida pessoal ou
o que a afeta, daí o meu silêncio.
Hoje, com este seu post senti que
podia deixar umas palavras.
Eu já passei por muito na vida,
já sofri muito, já estive no fundo
do poço, mas algo me disse no momento
fatal, que ninguém merecia aquilo
que eu estava a passar e que eu
tinha que voltar "por mim" e é isso
que tem sido a minha luta nos últimos tempos.
Por isso, seja o que for que lhe
tenha acontecido, acredite,você
é mais importante que tudo o resto.
Um grande beijinho.
Irene

Bia Jubiart disse...

Oi Bella!

Saudades, estou por descobrir quem sumiu primeiro rsrsrsr.

Aqui em casa todos pipocam... Gostei da analogia!

Um super domingão p/ vc e família!

Bijos e ternurassssssssssss

Anônimo disse...

Adorei isso. Nilce voce esta virando uma gurua!!! Realmente o milho precisa de uma "esquentada" para florescer, virar pipoca, ter uma sobrevida a sua existencia de milho. E que gostoso que é!
bEIJOS E BOA SEMANA!

Beth/Lilás disse...

Bom dia, Nilcinha!
Aparecestes, enfim!
Que bom!
Um lindo e ensolarado domingo aí na terrinha, mas andei vendo o teu pinguim ao lado e como tem feito frio aí no Paraná. Uau!
beijos congelados cariocas

Palavras Vagabundas disse...

Oba! Você voltou...gostei da analogia da pipoca.
bjs e bom domingo
Jussara

ValeriaC disse...

Linda mensagem de Rubem Alves...um show de reflexão.
Que alegria te reencontrar minha amiga...vim aqui dia destes, mas ainda estava o post anterior... boa semana viu?
Beijinhos
Valéria

Élys disse...

Que bom que a pipoca se transformou ficando, mais bela...
Um texto ótimo.
Beijos.

Jaque Gonchoroski disse...

Amiga, pura verdade...
São nos momentos difíceis que damos uma acordada e percebemos que algo precisa mudar. E muda, muitas vezes pra melhor.

Saudade de você!
BEijos e boa semana

Jana Bentinho disse...

Aaiiin..será que mesma nessa quentura toda eu não vou virar pipoca?! =(
bjoca!

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá minha queridíssima!

Que post lindo, tem tudo a ver com o que estou passando... estava precisando ler algo assim, vc estava adivinhando né!!! rs Adorei!

Beijos flor, ótima semana!!!

Lulú disse...

Olá Nilce.
Estava sentindo sua falta, mas que bom que sua ausência foi para ficar com seus familiares. E uma neta linda...
Quanto ao texto sou uma pipoca que estoura sempre.
Beijos,
Maria Luiza (Lulú)

Lívia Azzi disse...

Olá, Nilce!

Assim como a ostra feliz não faz pérola, o milho não vira pipoca sem o fogo!

Uma pena mesmo é ver os piruás passando por toda a quentura em que são postos em prova e ainda assim perderem a oportunidade da transformação...

Linda mensagem!

Beijos e carinhos de excelente semana!!

Yasmine Lemos disse...

Até para se transformar é preciso muita sabedoria.obrigada pelo carinho Nilce
beijo grande

Lu Souza Brito disse...

Oi Nilce,

Adoro esta historinha. Grande lição com certeza.
Eu quero mais é estourar na panela, ahahaha.
Beijos

Anne Lieri disse...

Nilce,que msg mais significativa!O fogo realmente é transformador em nossas vidas e não destruidor!Adorei a msg!Bjs,

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Nilce, amiga!

Tens estado ausente a agora sinto que há algo mais...
Mesmo não sabendo o que está a acontecer, atrevo-me a dizer que nada vale o sofrimento.
Fica bem e sê imensamente feliz.

Beijinhos

Macá disse...

Já sei, você sumiu só pra ver se a gente ia reparar. Gostou? Todo mundo sentiu sua falta.
Logo que comecei o blog, eu li esse texto em algum blog, e depois eu até procurei para reler, mas dai não encontrei mais.
Foi muito bom ler aqui novamente assim como foi bom saber que estás de volta.
um beijo grande

Socorro Melo disse...

Nilce,

Que bom que voltou! Senti sua falta.
É bem pertinente essa comparação do milho de pipoca com a nossa vida.
Realmente, quando não nos abrimos para as mudanças, ou quando não sabemos vivenciar situações difíceis e dolorosas, nos tornamos pessoas intransigentes, sem brilho, egoístas, fracas...
O fogo (sofrimento) tem o poder de nos tornar melhores.

Abração
Socorro Melo

Glorinha L de Lion disse...

Uepa mulé! Achei que tinha desistido de blogar...que bom que voltou pipocando por aí! Saúde e Paz!Pipoquemos todos! Beijos,

Luma Rosa disse...

Nos protegemos e a quem amamos de todo o modo, mas alguns acontecimentos na vida vão além do nosso controle! Quando isso acontece temos que reunir as forças que temos e, o mais incrível é que descobrimos forças que antes pensávamos não existir!
Boa semana!! Beijus,

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Hoje passando apenas para dizer que estou de volta e deixando um beijinho com carinho.

Sonhadora

She disse...

Nilcinhaaaaaaaaaa! Que saudade de vir aqui... E que texto espetacular! Muito bom mesmo! Li, reli, li de novo, mais uma vez... ;)
Beijo, beijoooooo e feliz dia do amigo!
She

Unknown disse...

Olá Nilce

Passando para uma visita rápida. qui em NY, não sobra tempo para os comentários, mas vc sabe que mora no meu coração.

Caso ainda não esteja participando, venham fazer a sua inscrição ao SORTEIO DA JOIA criada pela designer Eliana Colognese.

Bjooooooooooo............
http…//amigadamoda.blogspot.com

A.Bridges disse...

Ótimo exemplo!!
Adorei seu blog e estou seguindo-o.
Posso te convidar a seguir o meu?
Bem, ficaria honrada, se você fosse.
Beijos,
Ana Pontes

http://asoleneanapontes.blogspot.com/

sandrafofinha disse...

Passando por aqui para desejar uma boa semana e deixar-te beijinhos grandes. assinado: sandra

Anne Lieri disse...

Nilce,passando para reler essa linda msg e deixar o meu carinho!Bjs e boa semana!

Graça Pereira disse...

A pipoca salta, arde e depois...se purifica. Valente lição!!
Mil beijos
Graça

Unknown disse...

Oi Nilce....
já conhecia este texto e todas as vezes que tenho a oportunidade de ler outra vez, descubro-me um pouco mais.

Já fui milho que não estourou mas agora tô me descobrindo uma pipoquinha.
rs

Querida... uma vida de descobertas sempre novas pra vc. É o meu desejo sincero.
bjs

Anabela Jardim disse...

A vovó está com saudades de seus netinhos.
http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

Emília Pinto disse...

Belo texto, Nilce! Ninguém gosta do sofrimento, mas, infelizmente, às vezes só ele consegue que as pessoas mudem seus comportamentos. Todos os dias a vida nos mostra coisas maravilhosas com as quais poderiamos aprender e melhorar, mas muitas vezes não é com elas que mudamos, mas sim com as grander bordoadas que a vida nos dá. É pena que assim seja. Um grande beijinho, amiga e espero que estejas bem e não sumas durante tanto tempo.
Emília

Jaque Gonchoroski disse...

Amiga, sinto sua falta :(
Espero que esteja bem. Qualquer coisa, grita rs

Beijo!

Irene Moreira disse...

Nilce

Minha doce guerreira que saudades de estar por aqui lendo seus posts.

Amo pipoca e essa comparação é uma realidade.

Temos que passar pelo fogo para aprender a dar valor as coisas na vida!!!

Beijos no seu coração

chica disse...

Cadê tu?rsrs Onde andas??/Saudades! beijos e espero tudo esteja bem!beijos,chica

William Garibaldi disse...

Que b lea lição minha querida amiga Guerreira!

.. "Fogo" e o Fogo são mesmo importantes em nossa vida... !

Bem sacado!

Bjus de Luz!

Anônimo disse...

Amiga Nilce!

Tudo bem?

Ficaste a comer pipocas? até quando?

Espero que esteja tudo bem contigo.
beijão

a vida em toda a dimensão disse...

Ah, cá está de novo e com um post!!!
Valeu a pena vir cá...Espero por
mais posts.
Beijinho/Irene

Anônimo disse...

Nilce, cade voce? Eu vim aqui so para te ver!!! Saudades.
Bjos,
Cam

Inaie disse...

ah Nilce, mas o milho que escapa ed morrer na panela, vai direto pra barriga de alguem. Morre do memso jeito

Luma Rosa disse...

Aie, garota!! Manda notícias que já estou preocupada com você! Beijus,

Emília Pinto disse...

Pena que às vezes seja preciso o sofrimento para que as pessoas mudem!!! Adorei o texto da pipoca. Um beijinho, Nilce e espero que esteja tudo bem contigo. Uma boa semana
Beijinhos
Emília

Célia de Luca disse...

Boa noite, Nilce! Certos textos têm o poder de nos fazer refletir sobre nós mesmos. Assim como seu encanto de blog. Sabe? Cheguei até aqui pelo blog da Elaine /blog da Glorinha e o seu. Sempre tiro um tempo na semana para fazer novos amigos. Já comentei em vários blogs que estive hoje, sobre a força que tem a união. É incrível, mas todas as blogueiras estão falando do livro da Glorinha e do "Conto vidas". Isso me faz pensar na força do fogo, um palitinho de fósforos não rebenta a pipoca, mais uma chama maior, unida sim. E se por acaso alguma "teimosa" permanecer dura, é porque não valia a pena mesmo tê-la como "pipoca", de tão ruín que seria rsrs. Meu nome é Célia do blog Semeando poesias e plantando fantasias, e é um prazer estar aqui. Te desejo um bom fim de semana e que a nossa unidade produza muitos e muitos frutos, ou "pipocas" novas! Bjs

Graça Pereira disse...

Passei para saber de ti...Está tudo bem contigo? Sinto saudades.
Beijocas, querida!
Graça

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Estou feliz com sua volta!!!!
Saudades Guerreira!!!

Tenha um Belo Domingo e uma MARAVILHOSA SEMANA!!!
Paz e Luz!!!

Unknown disse...

Belo texto Nilce,brilhante comparação, gostei muito e concordo totalmente.

Beijinho,
Ana Martins

Elaine Gaspareto disse...

Nilce,
Só passando pra saber de você, saber se está bem... e dizer que sonhei com você há uma semana atrás.
Tá tudo bem?
Beijosssss

Dora Regina disse...

Olá Nilce! Espero que esteja bem, senti sua falta.
Um grande abraço! Saudades!!

Zé do Cão disse...

eu também nasci para sonhar.
Tenho sonhado toda a minha vida. Mas acontece que todos os dias tenho acordado e quando coloco os pés no chão, estremeço espero que chegue a noite para me deleitar com novo sonho.

abraço

She disse...

Queridaaaaaaaa dê notícias... :(
Saudades, beijo, beijo e SHEirinhos!
She

disse...

Nilcinha!!! Como você está? Passei por aqui para matar um pouquinho das saudades. Estão gigantes. Beijos

Anônimo disse...

Oi Nilcinha!
Por onde anda você? Eu também dei uma saída, mas agora voltei!
Saudades de ti.
Bjssssssss

She disse...

Ei minha Linda! HO, HO, HO!
Feliz Natal querida, que seja uma noite feliz, de paz, tranquila e cheia de amor! ;) Muito obrigada pela linda cia durante o ano! :))
Beijo, beijooooo!
She

Inaie disse...

eu nao quero ser pirua!

★♫♫ Merry Christmas and a Happy New Year★♫♫
˛ °_██_*。*./ ♥ \ .˛* .˛.*.★* *★ 。*
˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. * ♥ ˛*
.°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
*(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬ .:

Anônimo disse...

Nilceeeeeeee.... Não voltas mais aqui, menina? Espero que voltes, viu?
Feliz 2012!
Beijinho e muita paz!

July disse...

Que bom é aceitarmos virarmos a pioca. gostei do texto feliz 2012. Bjs