Minha infância, minha vida, meus amores e dores; minhas idéias e meus ideais; idéias alheias, conversação entre sorrisos e lágrimas, tudo contado de uma maneira gostosa e com uma pitada de bom humor por uma pessoa FELIZ!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI !




Nasci e fui criada dentro do Catolicismo, mas não me considero uma católica, porque acho que não existe o que chamam de "católico não praticante".
Não sou dada a discutir religião. "Rrr odeio", como dizia meu filho mais novo quando pequeno.

Mas, admiro todas as crenças e fé das pessoas e hoje pela manhã, com a chuva fina e frio que estava fazendo aqui, tirei umas fotos relacionadas ao feriado, e antes de postá-las, procurei, e mostro aqui o significado do dia.



Nesta quinta-feira, 03, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.



"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).



Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.



Origem da Celebração



A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.



No Brasil



No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

E para todos os outros meros mortais, mais um feriado, que geralmente é emendado com a sexta e se transforma num "feriadão". Com o frio e chuva que está aqui no sul, excelente para um fogo na lareira, fogão à lenha, um belo chimarrão ou um pinhãozinho na chapa. 
Para todo o Brasil, mais um perigo nas estradas, infelizmente.

Bom feriado a todos!

Bjs no coração!



13 comentários:

She disse...

Eu simplesmente amei o seu post informativo, sabia? Ficou muito bom! Eu não sou católica, mas adoro saber das histórias e origens das datas comemorativas.
Bjo, bjo e parabéns!
She

Betty Gaeta disse...

Oi Nilce,
Eu não sabia a origem e significado do Corpus Cristi, sabia que era Corpo de Cristo, mas o que e o pq não tinham nenhum significado para mim. Adorei o post.
Bjkas e uma boa noite.

*** Cris *** disse...

Olá,td bem?
Adorei o post com o tema muito bem abordado. Bom feriadão tb!

José Sousa disse...

Oi minha guerreira... Antes de mais muito obrigado pela forma como comenta em meu blog. Obrigadão mesmo. Depois quero te dizer que, eu, tambem, fui criado no seio familiar de religião catolica mas, esta coisa de religiâo não é para mim. pega meu outro blog e no mês de Janeiro tem um artigo sobre religião que se intitula de "A religião e a divisão do Homem".
www.queriaserselvagem.blogspot.com

um beijão em seu coração

diariodumapsi disse...

Nilce querida
Gosto muito dessas festas cheias de símbolos, acho que nossa sociedade está deixando muitos ritos de lado e algumas tradições vão se perdendo...
Valeu o post!
Gd beijo

Julyana disse...

Oi Nilce, adorei o blog, só não tinha visto a parte de "seguidores", agora reparei o erro, estou lhe seguindo, bjus!

Mahria disse...

Oi linda
Seu rosto já me é tão familiar, la da Elaine (UM POUCO DE MIM), te agradeço pela visita e comentário e aqui me pareceu tão acolhedor que já estou a "seguir". Quanto ao post, também não sou católica, mas gosto muito de saber sobre os costumes, as datas, de outras religiões, não para discutir mais para respeitar.


Beijos grandes
Mah

lolipop disse...

Adorei seu post amiga! É religião é uma coisa muito pessoal, mesmo!
Mas olha eu não fiz ponte e já estou trabalhando!!!!
Beijos e TERNURINHAS

Betty Gaeta disse...

Oi Nilce,
Fale a verdade, com Pablo Neruda qqer final de semana fica melhor, não fica?
Bjks

She disse...

Oi querida! Nossa muito obrigada por me lembrar que não tinha publicado o meme... caramba eu fiz o post num corre-corre tão danado que cometi essa gafe, obrigadinha mesmo e já coloquei lá.
Beijo, beijo!
She

lolipop disse...

Passei outra vez, agora no regresso do trabalho para deixar um beijo de final de semana!